CÍRCULO CROMÁTICO

Uma das dúvidas mais recorrentes na hora de escolher uma roupa é sobre a combinação de cores. O que faz com que sempre recorremos as combinações mais clássicas e conhecidas como o preto e o branco por exemplo. Evitando que você brinque com a moda e que compre peças com cores mais “ousadas”. E qual seria a solução para isso? Eu poderia apenas te dar dicas de tipos de combinações ideais, mas em vez disso vou te ensinar como ver todas as combinações possíveis usando uma só ferramenta: O círculo cromático. Essa ferramenta maravilhosa pode ser encontrada facilmente na internet para impressão e não custa nada. Ela trás um círculo com as principais cores e suas variações de tonalidades e nos mostra quais cores mais combinam entre si através de como as cores estão localizadas no círculo. Vamos aos exemplos de combinações possíveis:

TOM SOBE TOM

Usar vários tons da mesma linha de cor trás uma harmonia super fashion e moderna ao look. O monocromático está em alta, sendo uma forte tendência a ser explorada. Ex: roxo mais claro com roxo mais escuro. 

CORES ANÁLOGAS OU VIZINHAS

O círculo está organizado entre cores quentes e frias, por esse motivo, as duas cores bem ao lado da que você escolher, combinarão perfeitamente com ela, trazendo a harmonia de cores irmãs.
Ex: verde e amarelo, roxo e azul, laranja e vermelho.

CORES COMPLEMENTARES

São as cores opostas ao círculo (a cor localizada em frente a cor esolhida). Por estarem em extremidades opostas no círculo, essas cores serão bem diferentes, que combinam, mas causam um contraste bem forte no look. Esse tipo de combinação é para quem quer looks mais informais e impactantes. Ex: Amarelo e roxo, vermelho e verde, azul e laranja. 

Essas são as principais formas de combinações com o círculo cromático, também existem outras que envolvem mais cores como o do Retângulo e a da Pirâmide que consiste em desenhar essas duas formas no círculo para achar as cores que harmonizam. Agora você já sabe como se guiar na combinação de cores e pode brincar a vontade com o seu closet não é mesmo?! Dá uma chance a brincadeira e diz para a gente o que você achou!